sexta-feira, 15 de maio de 2009

Chefes de Sala? Chefes de Restaurante? Isso Existe?

PARA SABERMOS O QUE QUEREMOS

TEMOS DE SABER O QUE SOMOS


CHEFE DE SALA?

CHEFE DE MESA?

CHEFE DE RESTAURANTE?

Infelizmente até os profissionais que desempenham esta funçao nao sabem ao certo o que sao.

Depois reclamam que perderam protagonismo perante os chefes de cozinha.

Nao hajam duvidas que a cozinha nos ultimos anos sofreu uma enorme mudança (para melhor) felizmente. Aquela cozinha em que só os iletrados e sem cultura trabalhavam acabou.

Apareceram novos profissionais, novos conceitos, novas ideias, novas apresentaçoes e combinações, mas ha uma coisa que nao mudou. Os cozinheiros, os Chefes de Cozinha continuam a intitular-se como Chefe de Cozinha (quando muito acrescentam Executivo) diga-se de passagem mudaram para melhor, conquistaram imagem e protagonismo.

evoluiram, acompanharam a modernidade e até mudaram o seu fardamento.

O Chefe de Mesa nao...

Ficou à sombra da bananeira, a viver de uma imagem de sobranceira que conquistaram e que ja nao se usa, acharam que eram donos do saber e estagnaram.

Já nem sabem ao certo o que sao... Chefes de sala, Chefes de restaurante, Chefes de Mesa.
Pois bem; neste País à beira mar plantado nao existem chefes de sala nem chefes de restaurante
há uma Certificação Profissional de Chefe de Mesa, certificada pelo Turismo de Portugal e pelo Ministério do Trabalho.

por isso vamos lá a meter os pontos nos iis, e a chamar as coisas e profissoes pelo nome correcto.

NÓS SOMOS CHEFES DE MESA

E deixemo-nos de lamechices e vamos lá a ver se conquistamos o lugar digno que sempre tivemos na Restauração. Deixemo-nos dos jogos de Bilhar no intervalo da tarde, na baixa do Porto e na baixa de Lisboa.
Preocupemo-nos mais em ir a formações, a worhshops, em pesquisar mercados, procurar novos produtos e novos vinhos, vamos mudar o visual, porque o SMOKING já era, ja passou de moda, nao tenhamos vergonha de usar avental com ou sem monograma, estilizado ou nao, vamos mudar a nossa maneira de agir perante os nossos clientes e os nossos colaboradores. Preocupemo-nos com a gestao de custos, isso nao é só trabalho do Chefe de Cozinha é nosso também.nao temos que ser pródigos em flamejados ou em cocktails ou despinhar e trinchar, vamos aprender o que é o vinho, o que sao as bebidas que servimos quais as suas caracteristicas, o que as difere umas das outras.O tempo em que tinto para carnes e brancos para peixes já passou. Hoje ha aguas diferentes que acompanham pratos diferentes.Ha cervejas para todos os gostos e que acompanham pratos tao bem como bons vinhos (e nao se riam desta barbaridade) mas quem conhece a Bélgica sabe que isto é verdade. Nós nao temos que conquistar espaços, temos sim é que manter os nossos e mostrar o nosso profissionalismo nao na maneira como seguramos um ou mais pratos, nem na maneira como se agita o Shaker (porque nao somos malabaristas) mas sim com os nossos conhecimentos se ha mudanças na cozinha, tambem as ha na sala, só temos que ser imaginativos, criadores e preocuparmo-nos mais com o nosso desempenho e nao com o desempenho dos outros que podem nos tirar o lugar